Este blog pertence a Bruno Peres e Duarte Cunha, e o tema do blog é Tudo sobre Desportos Motorizados.
terça-feira, 20 de maio de 2014
Curiosidades MotoGP
MotoGP
1. O Mundial de Motociclismo existe desde 1949. São três categorias - 125, 250, 500 e 990 cm3 - e cada prova dura 45 minutos. Mas os europeus já organizavam corridas de desde 1907.
2. A velocidade máxima já alcançada por um piloto de moto até hoje foi de 321 km/h. Quem bateu o recorde foi Dani Pedrosa, a bordo de uma Repsol Honda RC212V 800cc.
3. Em 1973, Adu Celso (Eduardo Celso Santos) foi o primeiro brasileiro a vencer um GP válido pelo Campeonato Mundial. Ele ganhou a prova da Espanha. Adu tinha vontade de correr de carro. Chegou a fazer um primeiro contato com a March para disputar o Campeonato Europeu de Fórmula 2, mas seus negócios impediram a realização do sonho.
4. Dez anos depois, Alexandre Barros conseguiu sua primeira vitória na principal categoria do motociclismo, a 500 cm3, também no GP da Espanha.
5. O autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ), sediou uma etapa do Mundial de Motociclismo em 1995. A reforma custou 18 milhões de dólares. Os 5078 metros de pista foram banhados com 22 mil toneladas de asfalto com polímero aderente, e cercados por uma barreira de 58 mil pneus.
6. A Federação Internacional de Motociclismo suspendeu o Brasil de seus quadros em meados da década de 1950. Isso porque, depois de correr em Interlagos, os grandes astros internacionais da época esperavam seu pagamento para voltar à Europa. Não receberam. Cada um teve que ser socorrido por seu consulado.
7. O cérebro humano destreinado não consegue trabalhar a velocidades acima de 210 km/h. O piloto de moto que atingir essa velocidade pode não conseguir frear, fazer curvas ou acelerar, aumentando o risco de acidentes. Por isso, são necessários ao menos sete anos de treinamento para um atleta conseguir pilotar em alta velocidade em segurança.
8. A Tourist Trophy (TT) da Ilha de Man, corrida de motocicletas realizada anualmente na ilha entre a Irlanda e o Reino Unido, é a competição de motociclismo mais mortal do mundo. Desde 1907, 135 pilotos sofreram acidentes fatais durante a prova. Dá uma média de mais de dois pilotos mortos por competição. Só em 2005, foram nove.
9. Um dia depois da TT da Ilha de Man, os produtores do evento abrem a pista para amadores. Só é preciso ter uma motocicleta para sentir da pele o que os pilotos profissionais viveram no dia anterior. O acontecimento é conhecido como " Mad Sunday" (domingo maluco).
10. Durante a etapa no Brasil do GP Motor Race 2012, em Santa Cruz do Sul (RS), o piloto brasileiro Marlinton dos Reis Teixeira, conhecido como Kalunga, fingiu ter desmaiado na pista para provocar a adesão da bandeira vermelha (interrupção da prova). Ele escorregou da motocicleta e, depois de algumas tentativas frustradas de voltar para a corrida, decidiu apelar para a cena forjada - se jogou no chão, pediu socorro e ficou imóvel até a chegada do resgate. O que ele não sabia era que tudo estava sendo filmado. Kalunga foi banido da categoria.
sexta-feira, 16 de maio de 2014
Tudo sobre Jet Ski
Jet Ski
Jet ski , moto aquática ou mota de água, é um meio de transporte aquático utilizado tanto em competições desportivas como para fins de lazer. O termo jet ski advém da marca registada desenvolvidos e fabricados pela Kawasaki Heavy Industries.
Tudo sobre Speedway
Speedway
Speedway é uma categoria de motociclismo com corridas em circuito oval de terra, tem entre 260 e 425 metros de comprimentos (Longtrack), sempre opostos ao sentido horário. As competições deram-se início no século XX.A superfície pode ser de diferentes materiais: terra, granito, areia, argila (Dirt Track) também chamada (Grasstrack). Sobre todas estas superfícies, os pilotos devem ter controle para atingir altas velocidades além de manter a estabilidade do moto no terreno, cuidando-se para não derrapar as motocicletas, que possuem potência de arrancada muito superior a uma motocicleta convencional, não possuem freios, câmbio e amortecedores traseiros (somente uma corda de emergência para parar a moto), são extremamente leves (entre 80 e 100 kilos), usam metanol como combustível, e usam pneus com perfis alto
terça-feira, 13 de maio de 2014
Tudo sobre Fórmula 1
Fórmula 1
A categoria é governada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e administrada pela Formula One Administration (FOA) em parceria com outras empresas.
A Fórmula 1 é hoje a categoria mais popular do automobilismo. Surgiu em 1950 como um campeonato mundial de pilotos, e em1958 passou a contar também com um campeonato de construtores. O pontos do campeonato são disputados em Grandes Prémios (GPS), que são realizados em vários países do mundo, com intervalos de 1 a 3 semanas entre cada um.
Ao longo da história houve enormes mudanças no desporto, tanto no que diz respeito a carros como no que toca a circuitos, regras e segurança. Por diversas vezes ao longo de sua história, regras foram alteradas com a finalidade de aumentar a segurança e a competitividade nas pistas. Também foram feitas diversas alterações em circuitos, como melhorias nos guard rails, nas áreas de escape, colocação de chicanes.
Tudo sobre Rally...
Rally
Rally é uma forma de competição automobilística disputada em
vias públicas ou privadas com veículos de produção modificados ou especiais
como Pickups, camiões motos e automóveis convencionais. Este exporte se distingue
por não ser disputado em autódromos, mas em um formato ponto-a-ponto no qual os
participantes e seus co-pilotos (conhecidos também como navegadores) dirigem
entre pontos de controle determinados (estágios), partindo em intervalos
regulares a partir de um ou mais pontos de partida. Ralis podem ser vencidos
por percorrer o trecho no menor tempo possível (Rali de Velocidade), por
percorrer o trecho dos estágios mais próximo possível de um tempo
predeterminado (Rali de Regularidade)ou por completar o número de voltas antes.
terça-feira, 6 de maio de 2014
Tudo sobre Moto GP...
Moto GP
MotoGP ou Moto Grand Prix é a prova máxima do Grande Prémio de Motociclismo. O campeonato ainda é constituido pelas provas das categorias 125 cilindradas e, a partir de 2010, Moto2 - em substituição a 250 cilindradas. Foi criada esta categoria em 2002 para substituir a categoria de 500cc. Desde então, até a temporada de 2006, as motos eram equipadas com motores 4 tempos e limitadas à 990cc. A partir de 2007 tiveram sua limitação feita em 800cc. A partir de 2012 o limite de cilindrada é novamente de 1000cc.
sexta-feira, 2 de maio de 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)